ESTRUTURA DO CURSO
O Curso Introdução à Educação Digital possui uma carga horária de 40h. O programa do curso está organizado em nove Unidades de Estudo e Prática, quais sejam:
• Aula 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital e social;
• Aula 2:Elaboração e edição de textos;
• Aula 3:Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico, navegação, pesquisa na internet e segurança;
• Aula 4:Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta;
• Aula 5:DP(Desenvolvimento do Projeto);
• Aula 6:Apresentações de slides digitais para nossas aulas;
• Aula 7:Criação de blogs;
• Aula 9:Solução de Problemas com planilhas eletrônicas;
• Aula 8:Continuação, apresentação, blog e planilha(dúvidas)
• Aula10:Apresentação Final.
Organização
Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas para 4 horas semanais que podem ser totalmente presenciais ou ser distribuídas em: 4h presenciais e 1h a distância.
Sua proposta pedagógica está embasada nos seguintes fundamentos pedagógicos:
• Formação contextualizada - significativa (busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência),
• Promoção da autonomia do sujeito,
• Interação na aprendizagem e construção do conhecimento,
• Tecnologias como meio e não como fim,
• Relação ação/reflexão/ação constante,
• Ênfase na aplicação prática no trabalho docente.